sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dança


A Dança é a arte da expressão corporal, através de uma seqüência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria, os movimentos podem acontecer sem harmonia com o som que se ouve, e até mesmo sem ele.
Segundo Márcia Strazacapa, é o movimento corporal que possibilita às pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidos.
Em relação à dança e aos movimentos, existe um grande preconceito, existindo muitos mitos, e por isso há a proibição desses movimentos até por algumas famílias. “Solange Arruda cita em seu livro, que os adultos em sua maioria, não se movimentam e reprimem a soltura das crianças.”
Ciro Giordano Bruni, faz uma crítica ao fato de a arte ser considerada uma coisa supérflua, o que na verdade é de suma importância, não só o ensino, mas também a prática, como exemplo a dança, na qual traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.
Antigamente se acreditava que dança era apenas o balé clássico, hoje se sabe que existem muitos estilos presentes em nosso cotidiano, que vão desde o balé até as danças de ruas.
Robinson diz que a dança surge da "magia" e adquire diversas funções a partir de três motivações principais: a expressão, o espetáculo e a recreação, nos indicando que a dança é uma maneira de representar corporalmente o “eu” interior, além de que, ela também é usada para adorar ao ser supremo, Deus, a dança representa muito mais do que se movimentar, ela transmite a alma, é uma forma de se expressar, o que, muitas vezes ajuda o indivíduo a se encontrar e demonstrar quem é. "A dança é a linguagem escondida da alma." (Martha Graham).

Nenhum comentário:

Postar um comentário