O patrimônio cultural é a soma de todos os bens culturais de um povo. Seu valor é relevante para a identidade e para a orientação desse povo, e, muitas vezes, para toda a humanidade. O patrimônio é um respeito à ancestralidade e uma herança cultural para as gerações futuras. Por isso, ele deve ser preservado, num exercício de cidadania e de responsabilidade social. O IPHAN é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ele tem a função de preservar e proteger o patrimônio histórico e artístico nacional, realizando trabalhos permanentes de fiscalização, proteção, identificação e restauração. Podemos dividir os patrimônios arquitetônicos em bens materiais e bens imateriais.
Bens materiais são: produções pictóricas, os acervos musicológicos, documentais, bibliográficos, fotográfico, os bens imóveis são os edifícios e o seu entorno, núcleos históricos, sítios arqueológicos e conjuntos urbanos e paisagísticos.
Os bens imateriais são as expressões culturais, conhecimentos e técnicas, como por exemplo, as tradições orais, festas, músicas, folclores, costumes, dança.
Osvaldo Cruz está necessitando redescobrir o patrimônio cultural, para que as futuras gerações estejam a par do passado construindo o presente para valorizar o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário