sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dança


A Dança é a arte da expressão corporal, através de uma seqüência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria, os movimentos podem acontecer sem harmonia com o som que se ouve, e até mesmo sem ele.
Segundo Márcia Strazacapa, é o movimento corporal que possibilita às pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidos.
Em relação à dança e aos movimentos, existe um grande preconceito, existindo muitos mitos, e por isso há a proibição desses movimentos até por algumas famílias. “Solange Arruda cita em seu livro, que os adultos em sua maioria, não se movimentam e reprimem a soltura das crianças.”
Ciro Giordano Bruni, faz uma crítica ao fato de a arte ser considerada uma coisa supérflua, o que na verdade é de suma importância, não só o ensino, mas também a prática, como exemplo a dança, na qual traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.
Antigamente se acreditava que dança era apenas o balé clássico, hoje se sabe que existem muitos estilos presentes em nosso cotidiano, que vão desde o balé até as danças de ruas.
Robinson diz que a dança surge da "magia" e adquire diversas funções a partir de três motivações principais: a expressão, o espetáculo e a recreação, nos indicando que a dança é uma maneira de representar corporalmente o “eu” interior, além de que, ela também é usada para adorar ao ser supremo, Deus, a dança representa muito mais do que se movimentar, ela transmite a alma, é uma forma de se expressar, o que, muitas vezes ajuda o indivíduo a se encontrar e demonstrar quem é. "A dança é a linguagem escondida da alma." (Martha Graham).

terça-feira, 26 de abril de 2011

Entrevista com arquiteta de Osvaldo Cruz.


No dia 08 de abril, entrevistamos a Sra. Mara Regina A. Tomas, arquiteta e professora de Osvaldo Cruz, onde relata seus conhecimento sobre arquitetura.
A arte arquitetônica é concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço. Em uma dedicada conversa ela nos relatou a importância da arquitetura para um povo. A falta de conhecimento sobre patrimônio histórico da cidade, e como as pessoas tem uma visão destorcida em relação à necessidade de se destruir coisas antigas para construir as novas.
“Osvaldo Cruz, uma cidade com quase 70 anos não possui nenhum patrimônio tombado, e a população provavelmente não tem conhecimento sobre isso.” disse Mara. Isso nos faz crer em uma sociedade desprovida do conhecimento sobre o lugar onde vive.
E então que nos surge a seguinte pergunta:
As pessoas não tem consciência da importância da arquitetura e dos monumentos históricos de sua própria cidade, como se pode criar novas coisas sem dar importância as outras que de um modo ou de outro nos ajudaram a chegar até aqui?

                                                                                                                        Laís Alves e Camila Ferreira.

Entrevista com população Osvaldocruzense

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Você sabe onde é o marco zero de Osvaldo Cruz ?

Pesquisa com a população de Osv. Cruz nos revela que poucos tem conhecimento do marco zero.



Arquitetura, você sabe o que é?


O patrimônio cultural é a soma de todos os bens culturais de um povo. Seu valor é relevante para a identidade e para a orientação desse povo, e, muitas vezes, para toda a humanidade. O patrimônio é um respeito à ancestralidade e uma herança cultural para as gerações futuras. Por isso, ele deve ser preservado, num exercício de cidadania e de responsabilidade social.                                            O IPHAN é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ele tem a função de preservar e proteger o patrimônio histórico e artístico nacional, realizando trabalhos permanentes de fiscalização, proteção, identificação e restauração. Podemos dividir os patrimônios arquitetônicos em bens materiais e bens imateriais.
Bens materiais são: produções pictóricas, os acervos musicológicos, documentais, bibliográficos, fotográfico, os bens imóveis são os edifícios e o seu entorno, núcleos históricos, sítios arqueológicos e conjuntos urbanos e paisagísticos.
 Os bens imateriais são as expressões culturais, conhecimentos e técnicas, como por exemplo, as tradições orais, festas, músicas, folclores, costumes, dança.
Osvaldo Cruz está necessitando redescobrir o patrimônio cultural, para que as futuras gerações estejam a par do passado construindo o presente para valorizar o futuro.

Cesar Bruno - Pesquisador de teatro


O que eu sinto eu não ajo.
O que ajo não penso.
O que penso não sinto.
Do que sei sou ignorante.
Do que sinto não ignoro.
Não me entendo e ajo como se entendesse.
Clarice Lispector

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dona Nilce executando uma de suas obras

Dona Nilce - Artista Osvaldo Cruzense, trabalho em porcelana.

Entrevista realizada no dia 11/03/2011,  com dona Nilce Otoboni, onde relata seu amor pela arte. Seus trabalhos em porcelana são maravilhosos, podem ser apreciados em postagens abaixos.

Vanessa Rodrigues - Pesquisadora de Artes Visuais



Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma. (George Shaw)

Ana Victória - pesquisadora de artes visuais

Não importa o quanto, você tentou e deu errado, não importa o quanto você confiou e quebrou a cara, não importa quantas vezes você deu viagem perdida, não importa se você teve que andar na chuva, muito menos as vezes que seu coração foi partido... as coisas simplesmente acontecem! O importante é não se arrepender de nada, viver cada dia, arriscar e ter a certeza que para cada lágrima que você derramar hoje, vão ter duas gargalhadas de perder o ar amanhã, algumas pessoas vão te amar pelo que você é, e outras, vão te odiar pelo mesmo motivo... acostume-se