sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Encerramento do Projeto Interdisciplinar corpo e mente

No dia 25 de novembro a escola ETEC Amim Jundi relizou o encerramento do projeto interdisciplinar corpo e mente com apresentação de 3 peças teatrais, e várias outros apresentações.
Os Alunos do 1°A Ensino Médio apresentaram o "Epílogo de Gregorio de Matos", o 1°B"Gaiola das loucas", e o 1°C "Meu doce Namorado".
As apresentações foram um sucesso, os alunos participaram ativamente e a cultura tão sonhada em nossa cidadde foi vivenciada com êxito.
Parabéns a todos os alunos da Etec Amim Jundi;
                                           Camila e Laís

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Entrevista com o prefeito Valter Luís Martins

Depois de muitas controversas foi realizada no dia 14 de outubro uma agradável conversa com o prefeito de Osvaldo Cruz, o mesmo nos recebeu na Santa Casa de Misericórdia da cidade, por inúmeros compromissos  o que impediu de nos receber em seu gabinete.
Neste bate papo foi comentado sobre todas as linguagens de arte tratas no blog: Arquitetura, Dança, Música, Teatro, Artes Visuais.
Em um primeiro momento nos conta sobre os investimentos feitos na educação, e seus planos futuros para o "Marco Zero", logo após relata nunca ter assistido a uma peça de teatro do município, porém se comprometeu em ir prestigiar o grupo da cidade em seu próximo espetáculo.
Um dos assuntos mais trados foi o antigo e o futuro museu, e todas as obras de arte existentes.
De grande valor para o projeto, a entrevista nos permitiu mais uma vez conhecer outro ponto de vista em relação a tudo historiado desde o começo.
Deixamos a sala com a esperança e as promessas de grandes melhorias para a cidade.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Entrevista com o admiravél Sr. José Alvarenga.






No dia 22 de setembro tivemos a grande honra de estar ao lado do Sr. José Alvarenga, experiente munícipe osvaldocruzense, que com dedicação e muito esforço nos contou suas lembranças.
Ao lembrar de antigas canções e canta-las juntamente com o "Dr. Fred", se emociona e relembra fatos já inexistentes.
Fonte de grande conhecimento, publicou vários livros que hoje são usados  como o grande baú que guarda os tesouros de Osvaldo Cruz.
Já dizia Confúcio "Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?" esse grande homem que tivemos a oportunidade de conhecer e admirar ainda mais é a prova de que a idade só nos trás sabedoria e quão bom seria se todos tivessem a oportunidade e o senso de valorização para passar uma tarde de suas vidas com o mestre José Alvarenga, para nós um espelho.
Só temos a agradecer pelos conhecimentos transmitidos, e pela motivação de continuar um trabalho cheio de obstáculos..."Lutar pela arte e a valorização dos patrimônios históricos de Osvaldo Cruz."

Laís Alves e Camila Ferreira, pesquisadores de arquitetura. 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Professor Lino Costa do curso de dança esportica participou do 9º Dance Comigo, no termas Blue Tree Park.






O evento aconteceu no dia 06 de agosto, na cidade de Lins/SP, que tem a proposta de ressaltar a Dança em seus mais variados estilos, desenolver a cultura, e ainda apresentar destaque e personalidades que envolvem o mundo da dança no Estado e no Brasil.
Este ano o professor Lino Costa foi convidado a representar o interio do Estado de São Paulo, sendo que ao lado estava sua parceira Letícia Costa (Ex-aluna da Etec Amim Jundi), apresentaram a coreografia Cha-cha-chá no estilo Dança de Salão com Técnica de Dança Esportiva Internacional, dando um diferencial na apresentação.

domingo, 28 de agosto de 2011

Grupo de Dança e Ginástica promovido pelo CRAS

Um grupo de senhoras em média de 60 anos, que faziam oficina de artesanato por dois anos, agora participam de ginásticas e danças. Mesmo tendo dificuldades iniciais se integraram e participam com entusiasmo, adaptando ao novo ritmo e a uma nova maneira de ver a dança, acrescentam que essa prática veio a beneficiá-las, fazendo com que tenham mais ritmo para as atividades a serem realizadas no decorrer do dia e a melhoria de muitas dores que possuem.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pesquisa realizada com o ilustre munícipe sr. Mario Finoti.

Em entrevista com o senhor Mario Finoti, foi possível conhecer mais da  história de Osvaldo Cruz , e do passado na visão de um morador amante de sua cidade.

Suas palavras nos inebriavam tamanho conhecimento histórico vivido, ele nos conta da emoção de ganhar a placa de cidadão osvaldocruzense, e que jamais mudaria daqui.
Agradecemos a ele pelo carinho que nos recebeu, e atenção que dividiu conosco seu saber.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011


Pesquisa realizada pelo professor Claudio Pessini no ano de 2010.


 A atual Escola Técnica Amim Jundi de Osvaldo Cruz,  segundo registros que constam na escola, foi fundada no ano de 1962 - A prínicipio Ginásio Artesanal, anos depois  transformada em Ginásio Industrial e em centro Estadual Interescolar,  onde oferecia cursos profinassionalizantes em Mecânica.
No ano de 2011, nossa escola muito se desenvolveu, possui cerca de 1200 alunos, divididos em três (3) turnos: matutino Ensino Médio, vespertino e noturno com 17 cursos técnicos nas áreas de Açúcar e Álcool, Administração, Agenciamento de Viagem, Agente Comunitário de Saúde, Comércio, Contabilidade, Dança Esportiva, Enfermagem, Farmácia, Informática, Informática para Internet, Logística, Marketing, Meio Ambiente, Química, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho.



quarta-feira, 27 de julho de 2011

Entrevista com o artista plástico Claudio Borro

Em entrevista com a artista Claudio Borro, foi comprovado o seu amor pela pintura.
Ele nos conta sobre seu trabalho de pesquisa para a execusão de qualquer quadro que venha fazer.
No momento da entrevista ele concluia sua obra  "A SANTA CEIA", uma releitura da obra prima realizada a anos atrás por Leonardo da Vinci.
Nós multiplicadores de arte, gostariamos de agradecer ao Sr. Claudio Borro, pelo talento presenteado a Osvaldo Cruz, e por nos dar a oportunidade de conhecer pinturas feitas com carinho e amor.


.

Alimento da alma?

Toda e qualquer arte pode ser considerada alimento da alma... E sim, devemos ter fome por ela. Uma fome insaciável que clama por mais a cada minuto. É essa fome que alimenta e incentiva os atores de uma peça teatral. É a paixão que os move e sustenta.
Amar a sua arte é fundamental, antes mesmo de começar a fazê-la, amar o que ainda não existe e amar o processo longo e massante que é transformá-la em arte final, transformá-la em aplausos, risos e em todos os outros sentimentos que são dispertados em quem está envolvido.
A Arte em si, deve nos despertar todos os sentimentos possíveis ao mesmo tempo que nos transforma.

Leticia Prado

Entrevista com a Musicista Cintia Fernades da Silva

Em entrevista com a Técnica em piano, violão e vocal, preparadora, pedagoga e educadora Musical Cintia Fernandes da Silva, foi possível diagnosticar a importância da musica em sua opinião. Ela é uma pessoa que não gosta somente de musica, mas usa esta arte como profissão, em suas palavras nos disse:
 "É complicado eu resumir musica, porque ela é minha vida".
Seu amor pela musica nos transmitiu a veracidade dessa linguagem artística.

                                                                                                         Claini Maria Rodrigues Ribeiro

Alunos do Curso de Dança Esportiva - ETEC Amim Jundi

Entrevista com Pr. Marcos





Em entrevista realizada Pr. Marcos com muito carisma e simpatia, nos relatou a importancia da arte na igreja, como ela atrae os fiéis, e seus futuros planos para melhoria na Matriz de São José.
Ao elogiar o artista osvaldocruzense "Pelezão", e nos fala de sua empolgação para terminar a obra que está sendo realizada no muro.
A cidade é maravilhosa, mas precisa de mais apoio dos governates, e da população para os artistas daqui. - disse ele.
Ao finalizar eles nos conta que pretende pintar a igreja, mas valorizando seus traços inicias, pois assim como nós ele acredita que para construir o novo, não precisa destruir o velho.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

 
Artista Osvaldocruzense, Luis Antonio, mais conhecido como Pelezão, nos recebeu em sua casa e mostrou-nos suas diversas obras. Além de um execelente pintor Pelezão, trabalha com reciclagem materia prima em sua casa. Após ter negado convites para atuar fora do país ele nos mostrar ter orgulho de ser Osvaldocruzense, apesar de achar que falta apoio e incentivo aos artistas da região.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Entrevista com Marcos Renato - Secretario da Cultura de Osvaldo Cruz



 
No dia 01 de junho de 2011, alguns alunos do grupo de multiplicadores de arte estiveram presentes com o novo secretário da cultura, Marcos Renato Delmore, músico baterista da banda Almanaque, professor do projeto Guri e uma pessoa maravilhosa, na qual se espera poder contar culturalmente no decorrer dos próximos anos.                   
Mesmo estando no início de sua carreira como secretario da cultura de Osvaldo Cruz, Marcos já nos mostra interesse e dedicação para com a cultura da cidade, apresenta para a população projetos como: “Virada Cultural”, “SESC”, entre outras que ainda estão em processo de concretização.
Esperamos que com essa nova administração Osvaldo Cruz, possa crescer culturalmente interagindo com a população.
Nós do grupo Multiplicadores de Arte seremos parceiros nas possíveis indagações para uma efetiva mudança no quis diz respeito a cultura em nossa cidade.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Música: Sua história e importância.


             A música do ocidente teve início no fim da Idade Média ela trabalha basicamente em combinar sons em silencio seguindo, ou não, uma pré- organização ao longo do tempo.
           É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se  conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
             A música é algo que nos toca profundamente, ela sempre tem algo a mais para nos falar, sem dizer que sempre há aquela música que mexe com a gente, que mexe com nosso sentimento, nos traz lembranças muito queridas.
Música tem como uma de suas funções é proporcionar tranqüilidade. Quando estamos amando, gostamos de ouvir alguma música que nos remete aquela pessoa que está nos balançando o coração.
            A importância da música vai muito além de tudo o que vemos, é algo que nos faz bem internamente, que nos faz ficar contentes, ou lembrar algo que um dia nos deixou triste, por quais querem que sejam os motivos.



Artes visuais: beleza, interpretação e informação.


                 A área de ‘’Arte Visual ‘’ trabalha junto com o design, ela abrange qualquer forma de representação como: cor, forma, estética, equilíbrio, linha, textura, entre outros. Artes visuais tem como meio principal a visão, ela pode ser apreciada no desenho, na pintura, na grafura, na fotografia, no design e no próprio cotidiano.
 Arte visual é algo em que uma nova realidade é desenvolvida, realidade que nos faz experimentar novas e poderosas sensações, só possíveis por esta distorção, por esta lente de aumento colocada no mundo comum e que depende da sensibilidade do artista.     
              Arte que se alteram durante a história, são pensadas e repensadas pelo homem, mas acabam, muitas vezes, funcionando juntas.

                Ana Victória – pesquisadora de artes visuais